PROJETOS

Exemplos de

TRABALHOS RELEVANTES

MetrôRio

Rio de Janeiro, Brasil

Ponte Rio Niterói

Rio de Janeiro, Brasil

Corredor Panamericanas

Lima, Peru

BR-163

Mato Grosso e Pará, Brasil

Monotrilho e Corredores de Ônibus

Luanda, Angola

Ponte Salvador-Itaparica

Salvador, Brasil

COSAC Metropolitano

Lima, Peru

Contorno Metropolitano Norte de Belo Horizonte

Minas Gerais, Brasil

METRÔRIO
Rio de Janeiro, Brasil

Estudos de demanda para a rede do Metrô do Rio de Janeiro, com projeção, para diferentes cenários de rede, operação do sistema de transportes urbano e tarifa. Os estudos incluíram aplicação de pesquisas de campo, uso de bases de metadados de celular, modelagem multimodal de transportes, avaliação dos cenários.

PONTE RIO NITERÓI
Rio de Janeiro, Brasil

Nosso estudo de tráfego da Ponte Rio-Niterói apoiou a Ecorodovias, vencedora do leilão de 2015 com um desconto de 36,67% na tarifa em relação à concessão anterior. Ganhou o cliente, ganhou a população do Estado do Rio de Janeiro com a tarifa mais baixa. Nosso estudo foi feito com modelagem macroscópica considerando a competição entre a Ponte, as Barcas e as linhas de transporte coletivo existentes, o que deu maior segurança para o cliente ao propor o desconto de tarifa mais alto e vencer o leilão.

CORREDOR PANAMERICANAS
Lima, Peru

Estudo de demanda e desenho operacional para um corredor urbano de transporte de passageiros por ônibus, com 53 km e com demanda diária estimada de 1 milhão de passageiros, na cidade de Lima, Peru. Foram definidos 3 tipos de serviço: expresso, semi-expresso e regular, os veículos necessários e desenhos das estações, todos otimizados a partir das simulações. Também foi estudado o impacto deste corredor nas duas concessões viárias: a Linea Amarilla e a Rutas de Lima, em operação no mesmo eixo. Todo o estudo foi feito através de modelagem macroscópica multimodal e multirresolução no software PTV-Visum. As atuais 216 linhas de ônibus em operação foram transformadas em 11 linhas troncais, com uma frota estimada de 800 veículos bi-articulados.

BR-163
Mato Grosso e Pará, Brasil

Estudo de demanda de uma rodovia com cerca de 1.000 km nas regiões centro-oeste e norte do Brasil, para escoamento da produção agrícola do Estado do Mato Grosso até o porto de Miritituba. Este estudo envolveu a modelagem de uma rede macroscópica multimodal de carga, com possibilidade de transferência entre os modos rodoviário, ferroviário e hidroviário, bem como as movimentações internacionais de carga através de todos os portos do país, pois em paralelo a esta rodovia deverá ser implantada a ferrovia Ferrogrão, que irá absorver grande parte da carga e redirecioná-la para o norte. Nosso cliente foi o ganhador do leilão.

MONOTRILHO E CORREDORES DE ÔNIBUS
Luanda, Angola

Os estudos de demanda para o Monotrilho de Luanda e para 10 corredores de ônibus estruturais foram realizados com simulação macroscópica no software PTV-Visum. Aplicamos cerca de 80 mil entrevistas de origem e destino com os usuários de transporte coletivo em Luanda, e também pesquisas de frequência e ocupação visual, preferência declarada e contagens de tráfego.

PONTE SALVADOR-ITAPARICA
Salvador, Brasil

O estudo de tráfego e previsão de demanda para a futura ponte Salvador-Itaparica realizado incluiu pesquisas de campo e modelagem macroscópica com transferência modal e modelo de crescimento com indução de viagens na Ilha de Itaparica e sul da Bahia. Graças à qualidade da nossa modelagem, avaliamos que a futura ponte poderia ser construída com 2 faixas de tráfego + acostamento, economizando 25% do valor da obra.

COSAC METROPOLITANO
Lima, Peru

O Corredor metropolitano de Lima é o principal eixo de transporte público da cidade, com 24km de extensão e 38 estações, transportando diariamente cerca de 600mil passageiros. Para este eixo, redefinimos o modelo operacional, com criação de novos serviços e otimização da frota existente.

CONTORNO METROPOLITANO NORTE DE BELO HORIZONTE
Minas Gerais, Brasil

Estudo de tráfego e arrecadação para o futuro Contorno Metropolitano de Belo Horizonte. Para este tipo de projeto de infraestrutura, construímos modelos que representam as condições do tráfego metropolitano de forma bastante realista, e assim, podemos estimar a demanda futura da rodovia, considerando as impedâncias do tráfego urbano, como os congestionamentos nas horas de pico e também o tráfego rodoviário de passagem. Nosso cliente foi o vencedor do leilão para este projeto.

Confiança dos

Nossos Clientes

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